segunda-feira, 16 de julho de 2012

NIVEL III PROJETO DE ENCERRAMENTO DO 1º SEMESTRE


PROJETO A ARCA DE NOÉ

INTRODUÇÃO
Foram dois os fatores que contribuíram para a formação do projeto Arca de
Noé. O interesse das crianças da sala do Nível II por animais foi evidenciado logo no início, durante as rodas de conversa e pelas histórias que as crianças traziam de casa para serem contadas na sala. Partindo desse interesse, surgiu a idéia de trabalhar com algo que contribuísse para a formação das diversas áreas de desenvolvimento infantil, considerando também a teoria das inteligências múltiplas de Gardner, mas que não se perdesse da motivação do grupo, os animais. O trabalho de
Vinícius de Moraes, a arca de Noé, suas músicas e poemas, foi, então, escolhido por ser um clássico infantil e compreender os objetivos desse projeto.






OBJETIVOS
O projeto Arca de Noé terá por objetivos:
- Desenvolver a oralidade através das músicas e poemas;
- Desenvolver o hábito pela leitura;
- Relatar experiências diárias adotando vocabulário pertinente à faixa etária;
- Ampliar vocabulário;
- Utilizar-se do corpo para expressar diferentes formas de linguagens;
- Contar fatos ou histórias que tenham começo, meio e fim;
- Realizar colagens simples;
- Identificar e nomear posições espaciais;
- Confeccionar dobraduras e sucatas;
- Reconhecer a importância dos animais e seu papel na natureza;
- Preservar plantas e animais;
- Conhecer os elementos da natureza;
- Reconhecer que os seres vivos necessitam de cuidados para sua sobrevivência;
- Expressar sua visão do mundo e da realidade durante conversas e histórias;
- Expressar-se por meio de desenhos e outras atividades artísticas;
- Compreender a música e poesia como forma de linguagem, percebendo a utilização das rimas como importante recurso para a oralidade (conscientização fonológica).

3- Ao estudarmos os animais procuraremos montar histórias, escrever textos em cartazes e explorar as músicas. Também serão feitas culinárias, práticas de laboratório e confecção de jogos pelas crianças.

CONTEÚDOS:
- Animais: classificação, características;
- A importância dos animais na nossa alimentação;
- Cuidados com o meio ambiente;
- Germinação de flores e plantas;
- Preservação de plantas e animais.
- Músicas e poemas de Vinícius de Moraes de sua obra “Arca de Noé”.

ATIVIDADES:
- Culinária: omelete (O pato), bolo pão de mel (Abelhas), feijão com lingüiças
(Porquinho)
- Prática de laboratório: germinação do girassol, observação de insetos, produção de mel.
- Artes: A cachorrinha: dobradura
O gato: desenho com colagem de algodão e lã
Leão: Desenho com colagens das partes do animal
Pato: Desenho com indício e guache
A corujinha: sucata e desenho com indício
Pingüim: desenho com anilina
Borboletas: desenho com giz molhado
Abelhas: desenho com cola colorida
Formiga: desenho com dobradura e colagem de arroz
Girassol: desenho com colagem de semente de girassol
Casa: desenho com colagem de palito de sorvete e pintura a dedo
Porquinho: sucata
Matemática: Confecção de jogos: quebra-cabeça, memória. Seriação.
Linguagem: reconto da história, autógrafo da turma, Nome dos animais, que animal eu seria?
História complementar:  A FANTÁSTICA MÁQUINA DOS BICHOS
- Lição de casa ou pesquisa: sobre animais de estimação ou que mais gostam, recorte e colagem de figuras de animais, pesquisar se os pais se lembram de alguma música do disco “Arca de Noé”, etc.
- Passeio: parque ecológico
Movimento: imitar os bichos, músicas...

AVALIAÇÃO
A avaliação será feita mediante acompanhamento dos trabalhos desenvolvidos com as crianças.
5- PLANO DE AULA – PRÁTICA DE LABORATÓRIO
1. Título da aula: GIRASSOL
2. Assunto a ser estudado: Germinação do Girassol
3. Objetivos:
- Compreender quais os elementos naturais necessários para a germinação do girassol;
- Entender os cuidados necessários para o crescimento das flores e plantas;
- Observar o ciclo de desenvolvimento da planta, desde sua germinação até o momento em que a planta cresce e morre (murcha ou seca);
- Valorizar atitudes em favor da natureza, como cuidados com as flores e plantas, evitando arrancá-las.
4. Recursos metodológicos adotados:
Esta prática de laboratório está vinculada ao projeto Arca de Noé. Estudaremos a música de Vinícius de Moraes – Girassol e aproveitaremos para observar sua germinação e crescimento.
Para darmos início a discussão será lançada a seguinte questão desencadeadora: O que as plantas ou flores precisam para crescer? Em seguida anotaremos as hipóteses das crianças na lousa. Conversaremos sobre os elementos que estaremos utilizando para a germinação do girassol, explicando a importância de cada um deles.
Os materiais que serão utilizados na prática são: potes para plantar, sementes de girassol, terra apropriada para a germinação e água. Colocaremos a importância do
Sol para o crescimento das plantas e flores.
Após a germinação faremos um texto coletivo com as crianças em forma de cartaz que ficará exposto, a fim de verificarmos o conhecimento adquirido pelos alunos.
5. Postura do professor: o professor terá o papel de problematizar, procurando identificar o que a criança traz de conhecimento sobre o assunto, valorizando-o e acrescentando o que for necessário dentro do conteúdo estudado. É importante que o professor faça um estudo prévio e que também aprenda com seus alunos.
6. Participação do aluno: é de fundamental importância, pois a aula será feita com ele, e não somente para ele. As crianças serão questionadas a respeito do que sabem sobre o assunto, num momento de argumentação e exposição de idéias.
7. Estratégia para verificar o conhecimento adquirido pelo aluno: elaboração de um texto coletivo em forma de cartaz desenha sobre a prática de laboratório e lição de casa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário