PROJETO A ARCA DE NOÉ
INTRODUÇÃO
Foram dois os fatores que
contribuíram para a formação do projeto Arca de
Noé. O interesse das crianças da
sala do Nível II por animais foi evidenciado logo no início, durante as rodas
de conversa e pelas histórias que as crianças traziam de casa para serem
contadas na sala. Partindo desse interesse, surgiu a idéia de trabalhar com
algo que contribuísse para a formação das diversas áreas de desenvolvimento
infantil, considerando também a teoria das inteligências múltiplas de Gardner,
mas que não se perdesse da motivação do grupo, os animais. O trabalho de
Vinícius de Moraes, a arca de
Noé, suas músicas e poemas, foi, então, escolhido por ser um clássico infantil
e compreender os objetivos desse projeto.
OBJETIVOS
O projeto Arca de Noé terá por
objetivos:
- Desenvolver a oralidade através
das músicas e poemas;
- Desenvolver o hábito pela
leitura;
- Relatar experiências diárias
adotando vocabulário pertinente à faixa etária;
- Ampliar vocabulário;
- Utilizar-se do corpo para
expressar diferentes formas de linguagens;
- Contar fatos ou histórias que
tenham começo, meio e fim;
- Realizar colagens simples;
- Identificar e nomear posições
espaciais;
- Confeccionar dobraduras e
sucatas;
- Reconhecer a importância dos
animais e seu papel na natureza;
- Preservar plantas e animais;
- Conhecer os elementos da
natureza;
- Reconhecer que os seres vivos
necessitam de cuidados para sua sobrevivência;
- Expressar sua visão do mundo e
da realidade durante conversas e histórias;
- Expressar-se por meio de
desenhos e outras atividades artísticas;
- Compreender a música e poesia
como forma de linguagem, percebendo a utilização das rimas como importante
recurso para a oralidade (conscientização fonológica).
3- Ao estudarmos os
animais procuraremos montar histórias, escrever textos em cartazes e explorar
as músicas. Também serão feitas culinárias, práticas de laboratório e confecção
de jogos pelas crianças.
CONTEÚDOS:
- Animais: classificação,
características;
- A importância dos animais na
nossa alimentação;
- Cuidados com o meio ambiente;
- Germinação de flores e plantas;
- Preservação de plantas e
animais.
- Músicas e poemas de Vinícius de
Moraes de sua obra “Arca de Noé”.
ATIVIDADES:
- Culinária: omelete (O pato), bolo pão de mel (Abelhas), feijão com
lingüiças
(Porquinho)
- Prática de laboratório: germinação do girassol, observação de
insetos, produção de mel.
- Artes: A cachorrinha: dobradura
O gato: desenho com colagem de
algodão e lã
Leão: Desenho com colagens das
partes do animal
Pato: Desenho com indício e
guache
A corujinha: sucata e desenho com
indício
Pingüim: desenho com anilina
Borboletas: desenho com giz
molhado
Abelhas: desenho com cola
colorida
Formiga: desenho com dobradura e
colagem de arroz
Girassol: desenho com colagem de
semente de girassol
Casa: desenho com colagem de
palito de sorvete e pintura a dedo
Porquinho: sucata
Matemática: Confecção de
jogos: quebra-cabeça, memória. Seriação.
Linguagem: reconto da história,
autógrafo da turma, Nome dos animais, que animal eu seria?
História complementar: A FANTÁSTICA MÁQUINA DOS BICHOS
-
Lição de casa
ou pesquisa: sobre animais de estimação ou que mais gostam, recorte e colagem
de figuras de animais, pesquisar se os pais se lembram de alguma música do
disco “Arca de Noé”, etc.
- Passeio: parque ecológico
Movimento: imitar os bichos,
músicas...
AVALIAÇÃO
A avaliação será feita mediante
acompanhamento dos trabalhos desenvolvidos com as crianças.
5- PLANO DE AULA –
PRÁTICA DE LABORATÓRIO
1. Título da aula: GIRASSOL
2. Assunto a ser estudado:
Germinação do Girassol
3. Objetivos:
- Compreender quais os elementos
naturais necessários para a germinação do girassol;
- Entender os cuidados
necessários para o crescimento das flores e plantas;
- Observar o ciclo de
desenvolvimento da planta, desde sua germinação até o momento em que a planta
cresce e morre (murcha ou seca);
- Valorizar atitudes em favor da
natureza, como cuidados com as flores e plantas, evitando arrancá-las.
4. Recursos metodológicos
adotados:
Esta prática de laboratório está
vinculada ao projeto Arca de Noé. Estudaremos a música de Vinícius de Moraes –
Girassol e aproveitaremos para observar sua germinação e crescimento.
Para darmos início a discussão
será lançada a seguinte questão desencadeadora: O que as plantas ou flores
precisam para crescer? Em seguida anotaremos as hipóteses das crianças na
lousa. Conversaremos sobre os elementos que estaremos utilizando para a
germinação do girassol, explicando a importância de cada um deles.
Os materiais que serão utilizados
na prática são: potes para plantar, sementes de girassol, terra apropriada para
a germinação e água. Colocaremos a importância do
Sol para o crescimento das
plantas e flores.
Após a germinação faremos um
texto coletivo com as crianças em forma de cartaz que ficará exposto, a fim de
verificarmos o conhecimento adquirido pelos alunos.
5. Postura do professor: o
professor terá o papel de problematizar, procurando identificar o que a criança
traz de conhecimento sobre o assunto, valorizando-o e acrescentando o que for
necessário dentro do conteúdo estudado. É importante que o professor faça um
estudo prévio e que também aprenda com seus alunos.
6. Participação do aluno: é de
fundamental importância, pois a aula será feita com ele, e não somente para
ele. As crianças serão questionadas a respeito do que sabem sobre o
assunto, num momento de argumentação e exposição de idéias.
7. Estratégia para verificar o
conhecimento adquirido pelo aluno: elaboração de um texto coletivo em forma de
cartaz desenha sobre a prática de laboratório e lição de casa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário