CHAPEUZINHO VERMELHO
JUSTIFICATIVA
O trabalho com contos clássicos torna a aula mais atrativa, dinâmica e
mais próxima da realidade dos alunos. Valoriza a língua como veículo de
comunicação e expressão das pessoas e dos povos, abrangendo o desenvolvimento
da linguagem, da leitura e da escrita.
OBJETIVOS:
Recuperar as histórias da primeira infância; Preparar a criança para a
aprendizagem da leitura e da escrita, de maneira lúdica e criativa; Trabalhar
com a narração, com o corpo e a gesticulação, entonação e preparação do espaço
a ser utilizado pelas crianças, ampliando os vários sentidos da narrativa;
Garantir ainda uma relação mais afetiva entre professores e alunos e facilitar
uma melhor integração no ambiente escolar; Refletir sobre os princípios éticos,
morais e culturais apresentados no vídeo, interligando-os com a realidade
atual, desenvolvendo a habilidade da argumentação; Produzir textos diversos
coletivamente (narrativos, descritivos, bilhete, receitas, anúncios,); Explorar
a linguagem oral e escrita
MATERIAL
CD da história Chapeuzinho Vermelho
Vídeo: Deu a Louca na Chapeuzinho; Televisão e DVD; Diversos (sulfite,
lápis de cor, giz de cera, cartolina,...).
DESENVOLVIMENTO
1) Apresentação do livro: capa, material,
título, editora, ilustrações.
2) Ler a história toda e mostrar as figuras;
3) Ouvir o CD;
4) Interpretação oral: os alunos contam a
história, identifica os personagens, o tempo, o espaço que acontece a história
(Onde? Quando?);
5)Contar diferentes obras de diversos autores
fazendo a comparação.
6) Assistir o filme - Deu a Louca na
Chapeuzinho fazer a comparação com a história;
7) Dramatização e teatro com dedoches;
8) Atividades orais e/ou escritas tais como:
Escrita de palavras com letras móvel
Caça-personagens
Cruzadinha
Receita
Seqüência com tarjas (música)
Reescrita coletiva do texto
Você já desobedeceu a sua mãe alguma vez?
Se você nunca desobedeceu, conte alguma
história de alguém que já tenha desobedecido.
Escreva um bilhete para a mãe de Chapeuzinho
avisando que a vovó não estava muito bem de saúde. (DIRIGIDA)
9) Confecção de um livrinho.
NATUREZA E SOCIEDADE - ARTES - MATEMÁTICA-
LINGUAGEM ORAL E ESCRITA.
ATIVIDADES: (DIRIGIDAS, ILUSTRADAS E/OU
ORALMENTE).
TEMA: FAMÍLIA, CASA, ANIMAIS, ALIMENTOS, ZONA
RURAL E URBANA,...
1) Diga sim ou não nas características do
lobo: (Oralmente) feroz, mamífero, carnívoro, doméstico, quadrúpede, manso,
herbívoro, corpo coberto de pêlos, selvagem, bípede.
2) O lobo é um animal quadrúpede, mamífero e
tem o corpo coberto de pêlos. Escreva o nome de mais cinco animais que têm as
mesmas características. 3) Qual é o tipo de alimentação dos lobos? (Oralmente)
4) De onde vem a água que os animais bebem?
(Oralmente)
5) Escreva
com a ajuda da professora, nomes de plantas que servem de alimentação
para o homem.
6)
Entre os doces que Chapeuzinho levou para a vovó tinha um bolo de milho. O
milho é matéria-prima que serve de alimento para o homem e animais. Ele pode
ser transformado em vários produtos industrializados. Diga o nome de alguns.
(Oralmente)
7) Diga o nome de alguns produtos
industrializados para cada matéria-prima. (Oralmente)
Leite, carne, tomate, couro, cana-de-açúcar 8)
Quais os cuidados que devemos ter com os animais? (Oralmente)
9) Você tem cachorro em casa? Quais os
cuidados que você deve ter com ele? (Oralmente)
10) Como deve ser o local onde os animais
vivem? (Oralmente)
11) Em que zona do município acontece a
história do Chapeuzinho Vermelho? (Oralmente)
12) Em qual zona você mora? (Oralmente)
13) Qual zona do município é melhor morar?
(Oralmente)
14) Quais os alimentos que utilizamos que vem
do campo? (Oralmente)
15) Chapeuzinho Vermelho usou algum meio de
transporte para visitar sua avó? (Oralmente)
16) Quando você vai visitar sua avó, qual o
meio de transporte que você usa? (Oralmente)
17) Você obedece a sua avó? Como você trata
seus avós? (Oralmente)
18) Desenhe os meios de transporte que você
conhece: Terrestre Aquático Aéreo
19) Em qual estação do ano você acha que
aconteceu a história? Por quê? (Oralmente)
20) Você sabe quais são as estações do ano?
(Desenhe-as).
21) Vamos recordar onde moramos: (Oralmente)
Planeta, Continente, país, região, estado, capital, município.
Nenhum comentário:
Postar um comentário